De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Alunos da UFSCar de Sorocaba levam projetos de saneamento e de incentivo à educação para povos indígenas

06/10/2025

Autor: Fabrício Rocha

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/



Alunos da UFSCar de Sorocaba e de Buri levam projetos de incentivo à educação para povos indígenas
Projeto 'Água e Bem-Viver' conta com a participação de alunos e professores de vários campi da UFSCar, que atuam no incentivo à educação para comunidades indígenas, no mapeamento para restauração de áreas florestais e na implementação de saneamento básico.

A poucos quilômetros do centro de São Paulo, indígenas do Pico do Jaraguá ainda enfrentam a falta de saneamento básico. Para apoiar a comunidade, estudantes e professores da UFSCar, dos campus de Sorocaba (SP) e Lagoa do Sino, em Buri (SP), participam do projeto "Água e Bem-Viver".

Segundo os participantes, o projeto busca melhorar a qualidade de vida nas aldeias por meio do acesso à água, segurança alimentar, práticas sustentáveis, apoio jurídico e capacitações.

Claudilene Pedrosa Caldas, estudante de engenharia florestal no campus Sorocaba e indígena do povo Dessano (AM), afirma que o contato com outras culturas indígenas tem sido uma experiência enriquecedora.

"Para mim, foi um choque de realidade, pois a vivência deles é diferente da nossa. Ver como eles resistem ao crescimento da cidade e mantêm seu próprio estilo de vida mostra a força deles", comenta Claudilene.

Clenildo Cordeiro Rodrigues, também aluno de engenharia florestal, conta que percebeu logo na chegada à aldeia a ausência de serviços básicos, como saneamento.

"Mesmo tão perto de São Paulo, eles ainda vivem sem saneamento básico. Também notei que a saúde é uma preocupação. Estão vulneráveis e precisam de orientação para se proteger e cuidar melhor", afirma Clenildo.

Outro foco do projeto é incentivar os jovens indígenas a ingressarem na universidade. Elvis Cristiano Ventura, estudante e membro do Centro de Convivência Indígena (CCI) da UFSCar Sorocaba, explica que muitos desistem por causa das dificuldades de estudar longe de casa.

"Estamos ajudando a melhorar a infraestrutura da aldeia. Por enquanto, o foco é levar água por meio de poços artesianos. Também demos uma palestra para incentivar os jovens a entrarem na universidade", diz Elvis.

Sobre o projeto

O projeto "Água e Bem-Viver" é uma iniciativa da Universidade Federal de São Carlos que reúne professores, técnicos e estudantes dos campi de Lagoa do Sino, Sorocaba, São Carlos e Araras. A equipe inclui alunos indígenas da própria instituição.

A proposta é ajudar as comunidades indígenas com acesso à água, recuperação de áreas verdes e ações que promovam bem-estar, sustentabilidade e valorização da cultura local.


O professor Márcio Rogério Silva explica que o projeto prevê sistemas de bombeamento, reservatórios e poços semiartesianos para garantir água às comunidades.

"Também priorizamos estudos sobre a viabilidade econômica de substituir espécies exóticas, como pinus e eucalipto, pela restauração florestal, além de realizar estudos fundiários", diz o professor Márcio Rogério Silva.

O projeto também apoia a criação de abelhas nativas (meliponicultura), formação de brigadas contra incêndios, reformas em espaços comunitários, saneamento ecológico e agricultura. Segundo o professor, todas as ações seguem as prioridades definidas pelas lideranças indígenas.

A iniciativa também quer aproximar a universidade das comunidades indígenas, promovendo troca de conhecimentos e valorização da cultura.

O professor Márcio Rogério Silva destaca que o projeto reúne esforços da UFSCar, do Ministério dos Povos Indígenas, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), de parceiros locais e das próprias comunidades para desenvolver soluções conjuntas.

"Essa união entre conhecimento técnico e social ajuda a entender as necessidades reais das comunidades e transforma isso em ações práticas e solidárias", conclui o professor Márcio.

https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2025/10/06/alunos-da-ufscar-de-sorocaba-levam-projetos-de-saneamento-e-de-incentivo-a-educacao-para-povos-indigenas.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.