De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Marcha Global Indígena reúne povos tradicionais e ativistas no início da 2ª semana da COP 30 em Belém

17/11/2025

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/



Marcha Global Indígena reúne povos tradicionais e ativistas no início da 2ª semana da COP 30 em Belém
Organizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e por outras entidades aliadas, a marcha reforçou uma série de reivindicações.

17/11/2025

Indígenas e ativistas se uniram nesta segunda-feira (17) na Marcha Global Indígena pelo Clima, que percorreu ruas de Belém em meio à programação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30).

O evento, que marca o "Dia dos Povos Indígenas na COP30", foi uma manifestação a favor do debate climático e da preservação de territórios tradicionais.

Com cantos tradicionais e manifestações culturais, a mobilização teve início às 7h30 em frente à Aldeia COP - uma estrutura montada na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), na Avenida Perimetral, que abriga cerca de 3 mil indígenas de todo o Brasil e de outras partes do mundo.

O cortejo seguiu em direção ao Bosque Rodrigues Alves, na Travessa Lomas Valentinas, e levava a seguinte mensagem: "Não existe justiça climática sem os povos e sem os territórios indígenas".

Organizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e por outras entidades aliadas, a marcha buscou reforçar uma série de reivindicações. Entre os pedidos estão a imediata demarcação de terras, a proteção integral dos territórios, a meta de desmatamento zero, o fim da exploração de combustíveis fósseis e da mineração em áreas tradicionais, e a salvaguarda dos defensores da terra.

Os manifestantes também demandam acesso direto e facilitado ao financiamento climático e uma participação efetiva nas tomadas de decisão sobre o futuro do planeta.

Lideranças indígenas de diversos biomas brasileiros e internacionais enfatizaram a urgência das pautas, que incluem o reconhecimento de uma Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) Indígena, como um compromisso concreto do Brasil na COP 30.

Foram convidadas para acompanhar a marcha importantes autoridades, como o presidente da COP 30, André Corrêa do Lago, a presidente da Funai, Joenia Wapichana e as ministras Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Margareth Menezes (Cultura), além do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos.

Manifesto Público
Aproveitando a visibilidade dos debates que antecedem a COP30 no Pará, a Associação Indígena Berê Xikrin, da Terra Indígena Trincheira Bacajá, divulgou um manifesto público - endereçado ao Ministério Público Federal (MPF) e órgãos ambientais - relatando divergências no cumprimento de condicionantes da Usina de Belo Monte.

O documento questiona a execução de compromissos previstos no Plano Básico Ambiental - Componente Indígena (PBA-CI), sob responsabilidade da concessionária Norte Energia.

No texto, a entidade aponta que programas essenciais estariam paralisados ou atrasados, citando especificamente a necessidade de obras de infraestrutura, como escolas, postos de saúde e saneamento básico nas aldeias.

As lideranças também relatam preocupação com a segurança alimentar das comunidades, associando as dificuldades de pesca e agricultura às alterações na vazão do Rio Bacajá. A empresa foi procurada, mas não respondeu até o fechamento desta reportagem.

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/11/17/marcha-global-indigena-reune-povos-tradicionais-e-ativistas-no-inicio-da-2a-semana-da-cop-30-em-belem.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.