De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

No aniversário de 58 anos, Funai assina acordo para ampliar combate a irregularidades e qualificar atuação

05/12/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) assinou nesta sexta-feira (5), dia em que completa 58 anos, um acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU) para a implementação de ações de maturidade em integridade pública. O ato visa ampliar o combate e enfrentamento à discriminação e ao assédio moral e sexual, prevenir práticas de corrupção, nepotismo e outras irregularidades, fortalecer a confiança social e melhorar a qualidade da atuação da Funai.

Segundo a presidenta da autarquia indigenista, Joenia Wapichana, a assinatura do acordo faz parte do processo de reconstrução e fortalecimento da Funai iniciado em 2023 após anos de sucateamento deliberado. "Temos um compromisso com a promoção e proteção dos direitos dos povos indígenas e, para isso, é preciso ter uma Funai organizada e forte. Os servidores estão preparados. Mesmo sofrendo perseguições, muitas vezes sem apoio, a Funai amadureceu muito nos últimos três anos", destacou a presidenta.

A construção do acordo teve início com a autoavaliação de maturidade em integridade pública feita pela Funai em 2024 e 2025, no âmbito do Comitê Executivo do Programa de Integridade (CEPI), coordenado pela Ouvidoria. Neste ano, a autarquia indigenista contou com a assessoria da CGU que resultou na pactuação de acordos e compromissos institucionais para alavancar os níveis de maturidade pública. É o que explica o Ouvidor da Funai, Igor Sousa.

"Entre esses compromissos constam ações de conscientização e letramento sobre prevenção e enfrentamento à corrupção, ao assédio e ao nepotismo dentro da Funai. Também envolve articulações internas para compor a comissão de ética e, a partir disso, consolidar as informações no âmbito das unidades e das funções de integridade pública", detalhou.

As ações de integridade envolvem políticas, práticas e procedimentos para fortalecer a ética, a transparência e o respeito dentro da instituição.

Transparência: Funai avança na atualização da Carta de Serviços ao Usuário para aprimorar a política indigenista

Programa de Integridade da CGU
A CGU afirma que o Programa de Integridade consiste em um conjunto estruturado de medidas institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta.

Ainda segundo a instituição, trata-se de uma ferramenta de governança que tem como objetivo assegurar que dirigentes, servidores e demais colaboradores do órgão atuem segundo os valores, princípios éticos e padrões para cumprimento de sua missão, dentro dos limites da legalidade, da eficiência e da moralidade administrativa.

A Ata com os compromissos pactuados entre a Funai e a CGU será disponibilizada na página do CEPI.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/no-aniversario-de-58-anos-funai-assina-acordo-para-ampliar-combate-a-irregularidades-e-qualificar-atuacao
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.